CRP 08/32329
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
.png)
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia. Mas o que isso significa?
Existem diferentes métodos de compreender o comportamento humano, as abordagens teóricas dão base para como será feita a análise. A TCC se baseia na fusão dos métodos Cognitivistas e dos métodos Comportamentais. Esta união permite um tipo de psicoterapia muito assertivo, diretivo e que possui foco de ação no presente. Isso inclui, também, a compreensão de comportamentos/situações passadas.
O psicólogo Cognitivo-Comportamental terá seu foco, principalmente, em seus comportamentos, pensamentos e emoções. Estes três elementos são essenciais para uma análise minuciosa do comportamento humano pois nos fornecem elementos importantes a respeito das consequências do que pensamos, do que fazemos e do que sentimos. Geralmente, possuímos padrões comportamentais que são disfuncionais (geram sofrimento), mas não somos capazes de identificar as variáveis que os mantém ocorrendo, mesmo que já estejamos dispostos a abandoná-los.
Por este motivo a psicoterapia é tão importante, ela representa um olhar externo e técnico sobre nós mesmos, ressaltando detalhes que dificilmente seriam percebidos. Essa é uma forma eficaz de obter autoconhecimento e, consequentemente, um maior controle sobre nossas ações.